malasya visit year 2014

Este ano, o governo da Malásia lançou uma forte campanha de incentivo ao turismo no país. É a quarta edição do Visit Malaysia Year que almeja um sucesso ainda maior que da última edição em 2007 quando conseguiram atrair 20milhões de turistas naquele ano – só a título de comparação o Brasil atraiu apenas cerca de  seis milhões de turistas em 2013, sendo que aqui temos Rio de Janeiro, Floresta Amazônica e Foz do Iguaçu!

Enfim os malaios que não são bobos nem nada, já montaram uma extensa programação ao longo do ano para deixar o turista a vontade para a época que melhor lhe atender. Este mês, por exemplo, tem um mega-festival de música chamado Future Music Festival Asia. Estão batalhando legal para angariar turistas. Lembro de já ter ficado surpreso ano passado quando estive no Bairro de Butik Bintang em Kuala Lumpur. Lá, segundo a propaganda, era o segundo destino mais procurado da Ásia para fazer umas comprinhas. Realmente era uma loucura de gente ziguezando de um lado pro outro e cheio de bolsas a tiracolo.

shopping destination kuala lumpur butik bintang pavilion

Realmente dava pra perceber uma quantidade grande de chineses e vietnamitas por ali, e deviam ter outras nacionalidades também mas era difícil a gente identificar ao certo as nuances de que parte a Ásia eram aqueles turistas. Como parte do evento deste ano, o governo malaio já tratou de garantir lançar um programa de tax deduction para que as empresas possam exercer preços ainda mais interessantes aos turistas.

Ou seja, esse Visit Malaysia year é  uma bela iniciativa que podia ser copiada por aqui né? Um Visit Brazil Year não cairia nada mal pra espantar essa antipropaganda brasileira de #nãovaitercopa. No site oficial há uma lista com 10 atrações imperdíveis da Malásia, entre elas estão as Batu Caves e as Petronas Towers, que visitamos ano passado.

Agora cá, entre nós, podiam ter escolhido um mascote mais bonitinho né?

proboscis monkey macaco saco nariz

Macaco Proboscis: O mascote do ano da Malásia

Escrito por Claudio Lemos