Tsukiji Market

Mercado do peixe em Tokyo

Ainda que houvesse divergências sobre a ver ou não o leilão de peixes (realizado as 5h da matina), praticamente todos os blogs e amigos com quem conversei eram categóricos em dizer que a visita ao mercado de peixe Tsukiji Market em Tokyo é imperdível. Demoramos um tempinho para decidir, mas pesando os prós e contras acabamos desistindo de ver o leilão. Seria muito perrengue acordar na madrugada (ou virar a noite), ficar no frio pra tentar pegar a senha e ficar sem entender nada daquela balbúrdia, para depois ainda ficar vagando pela rua algumas horas até que o comércio (re)abrisse. Melhor dormir direito e chegar no mercado na hora em que já estivesse funcionando, pelo menos na nossa humilde opinião.

IMG_1422

Por dentro do Tsukiji

IMG_1425

O Tsukiji Market estava relativamente próximo ao hotel que nos hospedamos em Ginza, tanto é que resolvemos ir até lá a pé mesmo. Mas é possível ir de metrô também. Basta saltar na Tsukiji Station e andar algumas quadras. Tranquilo. Nós chegamos lá por volta das 11h, pois nosso plano era almoçar por ali. O mercado é grande e havia uma multidão (Tokyo né gente) por lá indo e vindo pelas ruelas do Tsukiji, que ao contrário de qualquer outro mercado de peixe no mundo, era bem limpo e não fedia a peixe. Só no Japão mesmo.

IMG_1426

Facas pra cortar e limpar peixe. Vários tipos para vários bolsos $$$

IMG_1429

Alá o tiozinho ligado no poder da internet! Já meteu uma plaquinha do tripadvisor ali e dá-lhe provinhas para os transeuntes que passam :)

IMG_1438

As ruas do Tsukiji Market

IMG_1432

Rodamos várias barracas e lojinhas, aproveitando pra beliscar as provinhas que nos eram oferecidas. Paramos pra comer num restaurante estilo kaiten sushi – os kaitens sushis são restaurantes aonde a comida é servida em pequenos pratinhos e dispostas numa esteira rolante na altura do balcão. Basta esticar a mão e pegar o prato. No final a conta é a soma da quantidade de pratinhos que você se serviu. Comemos apenas um pouquinho, pois ainda queríamos rodar mais pelo mercado e não sabíamos o que viria pela frente, né?

No geral, confesso que esperava mais do Tsukiji mas vai ver isso foi por conta da alta expectativa. É um passeio legal de se fazer em Tokyo sim, mas pra quem vai também a Kyoto e curte se aventurar em mercadinhos de comida não deixe de ir ao Nishiki Market.

O Nishiki Market em Kyoto é uma rua coberta, limpa e bem organizada. De certa forma, encontrei lá o mercado que imaginava ver em Tokyo. Só que a versão “kyotinana” é bem mais amigáve ao turista. A oferta de produtos é bem mais variada (há temperos, queijos, peixes, balas, chás, etc) e ainda por cima te oferecem prova em tudo quanto é loja.

 

Dá uma olhada na galeria de fotos que fizemos lá:

A rua coberta do Nishiki Market

A rua coberta do Nishiki Market

DSC05638 DSC05646 DSC05651 DSC05652 DSC05656 DSC05665 DSC05666 DSC05672 IMG_2439 IMG_2442 IMG_2445 IMG_2447 IMG_2448 IMG_2451 IMG_2457 IMG_2459 IMG_2461 IMG_2464 IMG_2466 IMG_2468 IMG_2471

Saímos de lá bem mais satisfeitos do que do Tsujiki, mas na dúvida vá nos dois e depois conta pra gente aqui nos comentários.

Escrito por Claudio Lemos