Deira, o lado autêntico de Dubai
Dubai se esforça para emular uma cidade norte-americana. Parece uma Orlando que não deu certo, embora não seja exatamente fã de Orlando.

Os souks
É tudo muito artificial e extravagante em Dubai, porém há um pedaço da cidade em que se pode voltar as origens dos emirados e conhecer o lado mais autêntico de Dubai.
dubai creek rio river barco boat

 

O bairro de Deira cortado pelo Dubai Creek, um riacho, foi aonde a nasceu com o desenvolvimento dos souks nas suas margens. O souk é o mercado árabe, aquele que você já deve ter visto em algum filme ou reportagem sobre o mundo árabe. São várias lojinhas uma ao lado da outra, com os comerciantes que insistem em te chamar para dentro da loja para que você veja conheça seus produtos.
temperos dubai
O cheiro dos temperos é maravilhoso
souk dubai deira
dubai souk deira
E haja paciência para aguentar os vendedores…
Eles são bem insistentes e ficam te perturbando mesmo, mas ao mesmo tempo também estão acostumados ser ignorados, portanto não se acanhem em dizer não ou a deixá-los falando sozinho. Não comprei nada ali, mas achei muito maneiro conhecer o Dubai Old Souk e o Gold Souk, ver a população árabe mais raiz mesmo, com suas roupas e ouvir as rezas que saiam dos alto-falantes das mesquitas no redor do souk.  E por apenas 1 dirham, você ainda pode pegar o abra, uma balsa pequena, que faz a travessia do creek, para que você possa conhecer o souk do outro lado da margem. Curti bastante!

mulheres burka chador negro
mesquita dubai islå
Uma das várias mesquitas do bairro
rio river dubai creek deira abra
Atravessar o creek num abra (esses barquinhos acima) alem de barato é super legal.
dubai river rio creek deira abra

 

Escrito por Claudio Lemos