index
Está indo pela primeira vez a Nova York? Então este post é para você!
Nova York é um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros. Sempre escuto gente que gostaria de visitar a cidade. Quem já foi, quer voltar. E quem já voltou tá doido pra ir de novo. É realmente uma loucura! Com uma oferta inesgostável de shows, arte, exposições e lojas NY é uma cidade ímpar no mundo. E o mais engraçado é que mesmo antes de você ter pisado por lá, a relação de intimidade com a cidade já existe dado a quantidade de informação que você já consumiu sobre a cidade ao longo da sua vida em noticiários, filmes e seriados.
Bronx, Brooklyn, Village, Manhattan, Times Square, Central Park, Queens… todos estes lugares parecem familiares mesmo você ainda não tenha efetivamente posto os pés na Big Apple. Repare só, até o barulho das ruas será familiar quando você desembarcar por lá.
Mas vamos ao que interessa. Um tempo atrás um amigo que estava indo pela primeira vez em NY pediu para escrevermos um email para ele com as principais dicas de lá. Depois dele, já perdi a conta de quantas vezes reencaminhei este email pra outras pessoas que estão indo para lá na mesma situação. É basicamente um mini-guia essencial pra quem vai pela 1ª vez. Achamos que seria melhor publicá-lo por aqui também 😉
Confira só e compartilhe com os seus amigos!

Primeira vez em Nova York

Onde ficar

NY é dividida em 5 regiões (Queens, Brooklyn, Bronx, Manhattan e Long Island). Só que cada uma destas regiões é imensa. Comparando com o Rio de Janeiro é como dizer zona sul, zona norte e zona oeste. Para quem vai a primeira vez, acredito que o melhor mesmo seja ficar hospedado em Manhattan que concentra as principais atrações turísticas da cidade e é provavelmente a NY que habita o imaginário de viagem de quem vai para lá.
Andar por Manhatan é muito fácil. O mapa de lá parece batalha naval. Existem umas 10-14 avenidonas que cortam a cidade sentido norte-sul e mais de 100 ruas que cortam no sentido leste-oeste. É tudo numerado. Então não dá muito para ser perder.

times square by night

Times Square atordoante 24h non-stop.

A meiuca de NY fica entre as ruas 40 a 60, que é chamado de Midtown. É uma região entre a TImes Square e o Central Park. Para uma primeira vez na cidade, é um ótimo lugar pois o acesso é fácil. Quase todas as linhas de metrô vão passar ali. E você vai estar perto de várias atrações como a Times Square, os musicais da Broadway, o MoMa, Central Park, Metropolitan, 5ª avenida, etc.

Primeira vez em Nova York
Dinheiro e gastos não previstos

Tudo lá precisa de gorjeta (táxi, carregador de malas do hotel, garçon). A gorjeta média é de 18-20% da conta. Se você der 15% ou menos, vão te olhar de cara feia e talvez até reclamar com vocês. Faz parte da cultura deles.

Outra coisa que muitas vezes atrapalha: o preço nas etiquetas de roupas e itens em loja não é o preço final. Isto porquê o imposto não está incluído. Então quando chega no caixa ainda há uma sobretaxa de 8,75% referente ao imposto estadual. De novo, faz parte da cultura deles.


Primeira vez em Nova York

O que fazer e visitar

Na nossa primeira vez, compramos um e-book muito bacaninha cheio de dicas chamado NY para Mãos de Vaca. O conteúdo dele está online também, mas o guia é tão bem organizadinho que vale mais a pena comprar e guardar contigo no seu tablet/kindle/etc. O guia super ajudou a nossa primeira vez por lá. Talvez alguns preços estejam defasados, mas de resto eles tem várias dicas legais de coisas para fazer e macetes de como/onde economizar.

central park lake

Central Park, uma boa pedida 0800 em Nova York

metropolitan

O Metropolitan é um museu imperdível! E é baratinho – você que determina o preço da entrada

Anyway, nossa recomendação do que fazer certamente inclui uma passada pelo museu Metropolitan (realmente imperdível) e, claro, o MoMa. Andar pelo Central Park é uma das poucas coisas 0800 por lá. A Times Square também, embora seja beeeem atordoante de tanta informação, mas igualmente imperdível.
Os musicais da Broadway são sensacionais! Em geral, o ingresso deve variar de uns USD 60-150, dependendo do lugar no teatro e do sucesso da peça. Se decidirem assistir algum peça, tenham em mente que vale a pena conhecer a história previamente para não ficar perdido na cantoria. Inglês falado e inglês cantado são coisas completamente distintas. Nós vimos o Rei Leão, Chicago e Billy Elliot. E na próxima ida é provável que a gente vá ver outro musical. Ouvimos muitos elogios sobre a peça Sleep No More que é off-Broadway, mas não fomos conferir.
musicais on broadway

Antes de comprar um musical, pesquise um pouco sobre a estória. Acredite, faz toda diferença.

Nunca fomos a Estátua da Liberdade. É um programa de índio na nossa opinião: não pode mais subir na cabeça da estátua e perde-se quase um dia inteiro para fazer este passeio. Melhor usar esse tempo caminhando pelo High Line Park ou no Pier 17. Uma dica muito legal que aprendemos com o Mão-de-vaca foi pegar o ferry que liga o Battery Park até Staten Island, pois o valor da passagem está incluído no metrocard e o trajeto da balsa passa pertinho da Estátua na ida e na volta. Chegando na outra estação é só desembarcar e correr de volta pra pegar a balsa pra Manhattan de novo.
Com o ferry de Staten Island você economiza tempo e dinheiro pra ver a Estátua da Liberdade.

Com o ferry de Staten Island você economiza tempo e dinheiro pra ver a Estátua da Liberdade.

A entrada fica pertinho do Battery Park na ponta sul de Manhattan

A entrada fica pertinho do Battery Park na ponta sul de Manhattan


Primeira vez em Nova York
Compras

É inevitável fazer compras. Mesmo que você não queira, os preços são tão baratos quando comparados com os daqui que você acaba comprando mais do que previa. Levem poucas roupas e comprem por lá, acredite. Além de valer a pena, vai economizar um bom espaço de mala que vai estar lotada na volta.
Para roupas dá para achar umas pechinchas muito boas na Century21. São duas filiais uma em downtown e a outra no Upper West. A loja de downtown é maior (7 andares) e costuma ser cheia e bagunçada. Tem que garimpar bem, mas dá para garantir o natal na boa. Já a do Upper West tem 3 andares e é mais relax e menos muvucada. Porém tem um pouco menos de opções.
Para eletrônicos, tem diversas fiilias da Best Buy espalhadas em Manhatan. Se quiser algo muito específico, vale ir na B&H Photo (34W com 9ª ave) que por si só é uma experiência, embora esteja localizada fora do eixo turístico.

Primeira vez em Nova York
Transporte/Como chegar

O sistema de transporte público lá é todo integrado. Dá para comprar o passe semanal do Metro card por USD30 que dá direito a viagens ilimitadas pelo metro, onibus, ferry e bondinho da roosevel island. O metro funciona 24h por dia e costuma ser a melhor maneira pra se locomover em NY, porque o trânsito por lá é bem chatinho. Principalmente no horário comercial. Uma vez gastamos um absurdo numa corrida de taxi por conta disso.
De qualquer forma a corrida do aeroporto até o hotel é tabelada. Cerca de USD 60/trajeto. Parece caro, talvez seja mas é aquele típico mal necessário. Melhor incluir isso no orçamento. É uma dor de cabeça a menos. E se vocês estiverem chegando pelo aeroporto JFK, o trajeto costuma demorar mais ou menos 1h (talvez um pouco mais se tiver trânsito).

Primeira vez em Nova York
E a próxima vez?
Pode anotar, você vai querer voltar a NY. Se pudéssemos também iríamos todo ano lá pra ver as novidades :)
Aqui no #osclaudiosnomundo tem mais 2 posts sobre NY que vale a pena conferir. O primeiro é sobre os 5 passeios quase de graça para você fazer e o outros é um passeio muuuito maneiro do Brooklyn ao Brooklyn pegando um barco pra se deslocar entre os dois pedaços.
Se você chegou até aqui, imagino que o post tenha sido útil :)
Caso tenha ficado alguma dúvida ou se quiser compartilhar algo conosco, escreve pra gente uma mensagem na parte de comentários logo mais abaixo. Adoramos receber comentários e interagir melhor com vocês, a nossa audiência.
Aproveite pra compartilhar e divulgar este post  com seus amigos também, ok?
E um pedido final: se você gostou do nosso conteúdo e quiser receber nosso mailing, digite seu e-mail na caixa abaixo. Fique tranquillo que nós também odiamos spam, mandamos no máximo um mail por semana, ok?
Até mais galera
bjs

Escrito por Claudio Lemos