Sobremesa cheia de doce de leite do Kaupé, como não amar?

Agora vem uma das minhas partes favoritas das viagens: a comida! Alma de gordo é um problema, gente. A pessoa fica bitolada na comida, tira foto dos pratos, lê sobre os restaurantes locais e enche a pança. Depois tem que correr muito para gastar isso, mas isso já é assunto pra outro post. Nesse vamos falar dos restaurantes e da comida em Ushuaia.

O primeiro ponto que vale alertar é que a comida é cara em Ushuaia. De um modo geral. Não consegui encontrar um restaurante barato, claro que tem aqueles que são intencionalmete mais caros, mas nesses pelo menos você já dá aquela preparada mental antes.

O cordeiro fueguino do Bodegón Fueguino
Na cidade toda o cardápio não parace mudar muito é fácil achar os medalhões locais: o centolla (um caranguejo gigante figurinha fácil em Santiago), o cordeiro fueguino e a merluza negra dos mares dali. A diferença é basicamente o preço da conta. Relendo aqui minhas anotações consta que fomos ao Gaudino, ao Villagio, ao Chez Manu e ao Kaupé.
É caro, mas é bom :)
Já passava das 23h e ainda tinha esse resquício de sol do lado de fora do Chez Manu
O salão central do Chez Manu

Confesso que de cabeça só lembro dos dois últimos, assim como lembro que eram restaurantes bem caros, mas ao menos a comida acompanhava o preço. Era bem gostosa mesmo.

Cerdo caramelizado com pimenta selvagem de Madagascar, no Chez Manu

O Chez Manu fica numa localização privilegiada no alto da montanha com uma linda vista para o canal. São uns quinze minutos quase de carro, mas vale a banca mesmo.

Já o Kaupé fica a próximo ao presídio de Ushuaia e do centrinho da cidade, só que é ladeira acima. O atendimento é top e costuma encher, portanto vale ligar para reservar antes. Comi uma deliciosa merluza negra. Recomendo.

Cardápio do Kaupé

Merluza Negra a la manteca negra do Kaupé

Outro bar que também é um ponto tradicional da cidade é o Almacén Ramos Generales que fica próximo ao puerto de Ushuaia a parte mais baixa do centrinho. Não é que a comida seja aquela coisa maravilha-de-deus, mas a atmosfera de lá é bem alto astral, bom para tomar uma cerveza e comer um aperitivo entre as refeições ou para descansar um pouco.

Sorrisão trademark no Ramos Generales

A decoração do Ramos beira o kitsch mas é maneira

Até o banheiro tem lá sua graça

Entrada do Ramos Generales

Já que estamos aqui, vamos provar a cerva local!
Essa red ale tá aprovada 😉

Escrito por Claudio Lemos