img_5102
Uacari

Pousada flutuante Uacari fica dentro da Reserva Mamirauá

A primeira vez que ouvi falar sobre Mamirauá foi através de um post da Garupa compartilhado no facebook. O Garupa é site de crowdfunding focado em turismo sustentável, e estava aberta a campanha para arrecadar fundos para pagar o salário de um professor de inglês durante um ano para a comunidade Mamirauá, visando capacitar os moradores para atender o público gringo que já descobriu a pousada Uacari há tempos e desembarca lá toda semana.

IMG_5001

É longe…mas vale cada segundo!

Chegar na pousada requer vontade mesmo. Ela está localizada a 1h30 de barco de Tefé. Cuma? Pois é, Tefé, uma cidade desconhecida pela maior parte do Brasil que fica no coração do Amazonas a 500km de Manaus, ou seja longe pra cacete! Pelo menos a Azul voa até Tefé 😉

DSC_2040

DSC_2153

IMG_6084

Na época da campanha do crowdfunding o ótimo blog do Gabriel Quer Viajar, que claro já conhecia o lugar, havia feito três posts fantásticos (aqui 1, aqui 2 e aqui 3) sobre a Pousada e o projeto que eles mantem de turismo sustentável. Já havíamos visitado a amazônia antes em 2012 (Manaus e a floresta amazônica) e 2013 quando voltamos para conhecer Alter do Chão, o caribe amazônico. Duas experiências incríveis!  Tínhamos a pretensão de voltar as soon as possible.

IMG_6124

Já estávamos definitivamente mordidospelo “bichinho da amazônia”, e foi aí que o Riq Freire publicou este post e o bichinho coçou forte. Acabei me dando de presente de aniversário mais uma viagem na amazônia. E o mais legal é que ainda consegui cooptar um “grupo de amigos” (piada interna) pra ir junto :)

Bora lá cantar parabéns?

omenafotografia (2)

omenafotografia (6)

 

 

Escrito por Claudio Lemos