IMG_2085

Há diversas redes de maid coffees em Tokyo

Num passado remoto, lembro que vi (ou li) alguma matéria que falava sobre a febre de cafés em Tokyo aonde todas as garçonetes vestiam-se como empregadas domésticas. Na minha cabeça não fazia o menor sentido isso ser um sucesso, mas como as coisas do outro lado do mundo são diferentes daqui a curiosidade falou mais alto e decidimos aproveitar o passeio em Akihabara para conhecer um Maid Café.

Topamos com uma garçonete no meio da rua vestida como se fosse uma serviçal da era vitoriana (ou uma versão fetichista de uma colegial) distribuindo folhetos sobre o Maid Dreamin, o café aonde ela trabalhava. Resolvemos ir lá conferir. Ela nos guiou até o elevador que nos levaria até a cafeteria situada no quarto andar. A Claudia ainda tentou tirar uma foto com a menina, mas ela disse que era proibido .Logo entenderíamos o porque. Os japoneses levam realmente a sério essa onda do maid caffe e aproveitam isso para faturar yens em cima de cada opcional. Ficar no balcão é mais barato que sentar-se a mesa. Quer tirar foto com as meninas? 300 yens.  E por aí vai…Como só queriamos curtir um pouco da experiência, resolvemos ficar ali no balcão mesmo e pedimos um saquê. De vez em quando vinha uma garconete brincar com a gente, algo na linha do adoletá ou outra brincadeira de criança qualquer, mas deu para sacar que elas prestam mais atenção em quem pagou pelo serviço nas mesas.

IMG_2136

Acabamos fisgados pela garçonete do Maid Dreamin

IMG_2921

Foto clandestina lá dentro. Embora predominasse uma faixa etária até trinta anos, isso não impedia que um senhor viesse sozinho para curtir aquele ambiente. Só pode ser fetiche mesmo…

Nada daquele lugar fazia sentido pra nós… um casal de turistas europeus, sentados próximos a gente, também fazia cara de ué, tentando entender o porque daquilo tudo mas era difícil compreender o porque do sucesso dos maid coffes. De qualquer forma foi legal ter ido e já que não era permitido tirar fotos dentro do café (mas tiramos uma mesmo assim), acabamos comprando uma foto de polaroid para registrar esse momento insólito.

IMG_2114

Compramos a polaroid para ter um souvenir de recordação dessa experiência ímpar.

Escrito por Claudio Lemos