You are simply the best

Simplesmente não cogite ficar fora da cidade murada! É caro e tal, mas acredite faz toda a diferença! O centro histórico é pequeno sendo agradavelmente percorrido a pé. Para efeito de comparação, tem mais ou menos o tamanho do bairro da Urca (RJ). Nem grande, nem pequeno, porém super charmoso.

onde ficar em cartagena

É aqui que você deve se hospedar!

Claro que você vai encontrar muitas opções mais baratas de hotelaria em Bocagrande, o bairro vizinho. (cerca de 8min de taxi). Seria até possível ir a pé, se não fosse o calor que assola a cidade. Porém, repito: faz toda diferença estar hospedado na cidade murada. É ali que tudo acontece, estão todas as casas coloridas, os restaurantes, as palenqueras e as bouganvilles. A Cartagena que te venderam está no centro histórico. Fora dali, por mais que a hotelaria seja mais novinha e barata, não há muito o que ver. A praia que banha a cidade é feia e escura (pra curtir o mar do caribe de verdade é preciso fazer o passeio de barco até as Islas Rosario).

O centro histórico é divido em quatro sub-microrregiões: Centro, San Diego, La Matuna e Getsemaní.  A parte do Centro é a mais digamos “rica” e costuma ficar bem cheia. É o filé mignon da cidade murada.

cartagena casario

Os sobrados lindos do centro da cidade murada

DSC_2402

San Diego é um pouco mais calmo e simples, você começa a reparar um predomínio de edificações mais baixas do que as do centro. O zumzumzum dos pedestres é mais tranquilo e conta com duas praças super charmosas: Plaza Hernandes de Madrid e a Plazuela de San Diego.

DSC_3257

As ruas em San Diego, são mais tranquilas e os edificios costumam ter menos pavimentos

La Matuna é uma área meio de passagem, parece um setor mais destinado ao comércio. Não chamou muito a nossa atenção. Já Getsemaní é bem roots! Lembrou um pouco a pegada da Lapa aqui no RJ. O público por ali possuia um perfil mochileiro e um pouco mais jovem (18-25 anos). Na região há artistas e ateliês, farta oferta de comida de rua e, claro, vários hostels para abrigar essa galera. Embora o aspecto seja um pouco mais sujo, não senti insegurança em momento algum. E o bairro é o point da movida a noite.

DSC00416

Cafe Havana em Getsemaní, o bairro famoso pela vida noturna…

getsemani

A praça em frente a paroquia da Santíssima Trindade a noite em Getsemaní cheia de vida e barraquinhas de comida de rua

IMG_0907

E muita street art espalhada pelas ruas

Claro que a gente não sabia nada disso antes de pisar em Cartagena. A única certeza que tínhamos era ficar dentro da cidade murada (decisão super acertada by the way). Como estávamos viajando com mais casal, recorremos ao airbnb para achar um teto mais em conta. Acabamos encontrando este aqui. Olha só as fotos abaixo:


Los balcones (1)

Los balcones (2)

Los balcones (3)

Los balcones (4)

Los balcones (5)

DSC00365

Esse apê fica na pontinha leste de San Diego, uma região mais residencial. Justamente ao lado do maior supermercado dentro da parte histórica. Fica a uma distância a pé conveniente do burburinho do centro. Não é pertinho, nem muito longe. E o melhor, a cada dia você pode alterar sua rota de ida-volta percorrendo todas as ruaszinhas do centro, conferindo cada canto do mapa, cada sobrado colorido, cada bougainville debruçada nas sacadas…Achei fantástico. Pertinho desse apê que ficamos curti bastante também um hotel aonde fizemos uma massagem e nos deixaram ainda ficar por ali curtindo a piscina, o que é extremamente bem-vindo naquele calor equatorial. Chama-se San Pedro Boutique Hotel.  Seria sem dúvida nossa opção pra hospedagem numa próxima vez. Se liga nas fotos que fizemos de lá:

O San Pedro fica na pontinha de San Diego, numa região mais afastada do burburinho.

O San Pedro fica na pontinha de San Diego, numa região mais afastada do burburinho.

Livro de hóspedes hypado

Livro de hóspedes hypado

O claustro do hotel com piscina

O claustro do hotel com piscina

Essa piscina é meramente decorativa, a piscina pra uso fica na cobertura do prédio.

Essa piscina é meramente decorativa, a piscina pra uso fica na cobertura do prédio.

O lobby do San Pedro

O lobby do San Pedro

SPA pronto pra começar

SPA pronto pra começar

Relax :)

Relax :)

 

A piscina para hóspedes (e visitantes do spa) na cobertura.

A piscina para hóspedes (e visitantes do spa) na cobertura.

Escrito por Claudio Lemos