chope em metro

Chope em metro

Um barril de chope, é muito pouco pra nós
Dois barris de chope, é muito pouco pra nós
Três barris de chope, é muito pouco pra nós
Quatro barris de chope, é muito pouco pra nós
Cinco, seis, sete, oito, nove, DEZ!

Não se espante se por acaso não reconhecer a letra acima. Isto se resolve com uma rápida passadinha na Oktoberfest de Blumenau. Depois, duvido que você esqueça desta e de algumas  outras musiquinhas também. A marcha do Barril de Chopp está pra Oktoberfest como a Turma do Funil está para o carnaval do Rio, simples assim.

A Oktober de Blumenau é a segunda maior Oktoberfest do mundo, ficando atrás em tamanho apenas da festa original de Munique. Não é pouca coisa! Durante os dezoito dias de festa, a festa atrai de  meio milhao de pessoas que por sua vez consomem  mais de 600mil litros de cerveja! Embora este número seja impressionante por si só, engana-se quem pensa que a Oktoberfest é uma espécie de micareta das cervejas. Não é bem por aí não. A festa é muito mais do que isso. Envolve tradição, cultura e folclore celebrado pelos descendentes de imigrantes alemães que orgulhosamente vestem roupas típicas, cantam e dançam músicas em alemão, com direito a chucrutes, salsichas, eisbein (joelho de porco) e kasseler (bisteca defumada) para acompanhar.

IMG_5464

IMG_5470

IMG_5607

É uma festa super democrática. Vimos desde crianças de colo – devidamente paramentadas, uma fofura só – a adolescentes, adultos e até vovôs curtindo a Oktober. E na maior animação: dançam, bebem, interagem no maior astral e ninguém se estranha, e enquanto você lia, gol da Alemanha 😉

Dá uma olhada nos posts abaixo para planejar sua viagem a Oktoberfest:

Como chegar a Blumenau: a melhor opção x o que fizemos
Onde NÃO se hospedar em Blumenau
A Vila Germânica, as cervejas e as músicas da Oktober
Tour fotográfico pela parada da Oktoberfest

A próxima edição já tem data marcada. Será de 7 a 25 de outubro de 2015, vai perder?


UPDATE:  A Liana, do blog Água no Feijão, escreveu um post-guia redondinho e superlegal sobre a Oktoberfest original lá de Munique. Era a inspiração que faltava pra quem está pensando em curtir a festa alemã original. Confere só.

 

Escrito por Claudio Lemos