cordeiro risoto
DISCLAIMER – ESTE POST PODE ENGORDAR QUEM LÊ!

Sem sombra de dúvida foi uma viagem marcada pelo tour gastronomico. Teve fondue, galeteria, cheesecake, chocolate, café colonial, etc. Sem mais delongas, vamos as fotos!

CAFÉ COLONIAL

Para ser sincero, não curti muito o café colonial. Achei muito mistureba. Tem pães, geléia, manteiga, joelho de porco, sucos, cafe com leite, chocolate, vinho, embutidos, bolos, salames, azeitona, tudo ao mesmo tempo agora…muita confusão estomacal. E claro tudo em quantidades industriais. No final dá aquela sensação ruim de desperdício de comida a toa.

É muita comida, meu povo!

CHOCOLATE

Existem duas casas bem tradicionais de chocolate em Gramado: Lugano e Caracol. Na dúvida, prove os dois :)

MASSAS

O Cantina Pastaciutta é super tradicional na cidade, mas confesso que sai decepcionado. O serviço tava bem ruim no dia e a massa não tem nada de espetacular. Para variar, cuidado com ao fazer o pedido pois a porção simplesmente vem numa panela que serve uma família!

JOSEPHINA CAFE

Para mim um ponto alto da cidade! Adorei esse café, o ambiente é incrível! Familiar e super acolhedor. O Josephina é um negócio familiar e a casa onde hoje funciona o café era do avô dos atuais donos do estabelecimento. O espresso é delicioso, assim como a cheesecake, o brigadeiro, o sanduíche…

Um lugar para se sentir em casa

Cheesecake sensacional de frutas vermelhas!

LA TABLE D’OR

O Table D’or tem um diferencial muito interessante: um serviço de translado gratuito (ida e volta) para os hotéis da cidade. O que é ótimo pois dá pra beber o vinho sem pressa, nem culpa. Além do que é o melhor restaurante da cidade. Fato! A combinação de um serviço de alta qualidade aliado a uma cozinha impecável. A comida é sensacional. Pedimos um menu degustação de 3 pratos mais sobremesa e vinho que foi divino. Super recomendo!

O Table D’or fica pertinho do Lago Negro, num casarão lindo.

Consomé Méditerranée de Alho Poró

Siri ao Béchamel Gratinado ao Forno

Camarões Grelhados com Trufas de Mussarela e Manjericão ao Molho Quatro Queijos

Um crème brulée para finalizar

EMPORIO CANELA

Disputando fortemente com Josephina pela minha preferência no quesito cafeteria, o Emporio Canela mistura numa mesma casa uma livraria com um agradável café (que para minha surpresa ainda contava com uma variada carta de cervejas) que tem nada menos que quatro ambientes distintos. Não perca!

Desbravando novas cervas

A livraria/gift shop

A cheesecake era tão sobrenaturalmente boa que levamos outra para comer no cafe da manhã do dia seguinte

BOUQUET GARNI

Aqui foi onde comi o melhor prato desta viagem! Ainda que numa avaliação completa ele não tenha a excelência do serviço do Table D’or, o Bouquet Garni é um forte candidato a virar melhor restaurante da cidade em breve.

Tornedor de filé com foundue de brie, batata gratinada e crips de alho poró

MELHOR PRATO!
Risoto de tomate seco, carre de cordeiro e maças caramelizadas
Escrito por Claudio Lemos