cartagena

A promessa do realismo mágico de Cartagena já estava grudada na mente antes mesmo de desembarcarmos na pista  do aeroporto Rafael Nuñez. Uma cidade fortificada e amuralhada com canhões apontando para o mar do Caribe, que no entanto foi incapaz de conter o ataque do pirata Sir Francis Drake. Muitos anos mais tarde, a mesma cidade murada seria lar de Gabriel García Marquez servindo de inspiração para suas histórias fantásticas.

san diego viejo

Pelas ruas de San Diego

Sempre associei Cartagena a uma mistura de cores, alegria, sabores e fantasia. Queria poder jogar essa “culpa” nos livros de Gabo mas na verdade o encanto pela cidade começou lá atrás na infância assistindo “Tudo por uma Esmeralda” na sessão da tarde. Havia uma cena clássica no fim do filme com o Michael Douglas brigando com um jacaré nas muralhas da cidade por conta de uma esmeralda. E pronto, lá estava eu fisgado por aquela atmosfera de fantasia. (ps:revi o filme há pouco e descobri que as cenas na verdade foram filmadas no México :S )

nops

Não tinha nenhum jacaré nem esmeralda ali

A bem da verdade já pisei na cidade predisposto a ficar apaixonado por ela. Havíamos separados cinco dias inteiros para aproveitá-la intensamente. Era provalmente o dobro do tempo necessário para dar conta do roteiro turístico, mas e daí? Já conheço a minha relação de amor com centros históricos de cidades coloniais (aqui, aqui e aqui) e não tinha menor dúvida de que seriam cinco dias incríveis.

IMG_0612

Cartagena é sinestesia pura. Uma cidade para embaralhar todos os sentidos sentidos. É uma explosão de cores, sabores, cheiros, sons e, porque não, amores. É uma cidade que te convida ao romance e ao encanto. Como é possível ficar indiferente ao colorido das casas e sobrados coloniais com cascatas de bougainvilles escorrendo pelos muros e varandas? Os gritos de “a la orden” dos vendedores ambulantes a cada esquina? Ao pôr do sol espetacular que despenca no mar em frente a muralha todos os dias? Ao cheiro de manga fresca vendida pelas palenqueras nas ruas? Ao constante ploc-ploc dos cascos dos cavalos nas ruas que seguem o ritmo imposto pelo baque da varetas de madeira dos cocheiros contra o piso das carruagens?

carruagens

O entardecer vem acompanhado do barulho das carruagens

palenquera

A palenquera e suas frutas

DSC_2529

As placas de rua do centro todas em azulejo pintado. Lindeza!

Cartagena é muito amor, minha gente…

(to be continued)

Escrito por Claudio Lemos