Cais do Sertão

Cais do Sertão

E quando achava que já tinha visto o supra-sumo da arte em Recife, eis que o Trip Advisor nos surpreende com a indicação do museu Cais do Sertão. Recém inaugurado em abril de 2014, o museu fica no Recife Antigo, dois galpões depois do Marco Zero. Facílimo de encontrar, mesmo que conte com pouca sinalização ainda.

Originalmente a ideia era criar um museu totalmente dedicado a Luiz Gonzaga, porém quando a curadoria se debruçou sobre o assunto percebeu que seria impossível contar a história dele sem falar sobre sertão. Na verdade a temática do sertão provou-se ainda mais grandiosa que a do Rei do Baião. E com isso foi criado este maravilhoso museu chamado Cais do Sertão, aonde finalmente o sertão encontra o mar. O museu foi idealizado pelas mesmas cabeças criativas que desenvolveram o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, portanto pode esperar um espaço moderno e cheio de interatividades. Por enquanto apenas a primeira parte da obra foi entregue. No futuro será aberto a segunda ala do museu, que terá um espaço ainda maior para receber exposições temporárias e contará com um restaurante no terceiro andar com vista para o mar e para o Recife Antigo. Vou querer voltar lá pra ver isso pronto, com certeza.

museu

Por dentro do incrível Cais do Sertão

DSC07782

DSC07787

A viagem pelo museu começa com uma imersão no sertão. Os guias do museu formam um grupo de visitantes para a projeção de um vídeo em 270° de 15min do diretor Marcelo Gomes (Cinemas, Aspirinas e Urubus) que registra um dia inteiro no sertão desde o amanhecer as cinco da manhã com a temperatura subindo a cada hora e terminando num forró arretado no fim do dia. Quando a projeção termina, atravessamos a parede aonde foi projetado o filme e finalmente chegamos ao salão principal do museu que é de cair o queixo.

Cenários, instalações, figurinos, telas interativas, vídeos, sons…é uma riqueza de informações impressionante. Você é realmente transportado para o universo do sertão. Tem informações sobre geografia, geologia, culinária, moda, armas…é um mundo. No segundo andar há ainda cabines com estúdios música aonde podemos cantar um karaokê ou então remixar faixas de sucesso de Luiz Gonzaga. E ainda tem uma sala com instrumentos musicais marcantes da região como a sanfona, o triângulo, a viola e outros. Ficaria fácil umas duas horas ali, só saímos mesmo porque havia terminado o horário de funcionamento do dia.

DSC07785

casas sertao

Reproduções de casas do sertão

objetos sertao

com direito a objetos que marcaram época como a vitrola, o rádio e a máquina de costura.

DSC07790

DSC07791

instrumentos

No segundo andar, há um salão acústico aonde podemos tocar instrumentos musicais marcantes da música do sertão como o sanfona, a viola, o triângulo e por aí vai. Eu mal consegui fazer um acorde :(

IMG_4436

DSC07795

Escrito por Claudio Lemos