Gaston Acurio

ATENÇÃO: esse é mais um post gordo!

O chef peruano Gaston Acúrio, uma celebrity do mundo gastronômico, tem um império de restaurantes em Lima. Eu estava doido para ir no Astrid y Gaston original, pois havia jantado na filial de Santiago em 2011 e ainda hoje tenho boa recordações do atum com tamarindo que comi lá, porém o Astrid y Gastón de Lima que faz parte da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, só trabalha com reservas e eu dei mole de deixar para fazer reserva em cima da hora. Resultado: nada de mesas pra mim :(

Mix de cebiches: sensacional!

Se não conseguimos fazer a reserva, ao menos tivemos uma surpresa muito mais agradável e marcante, fomos almoçar no La Mar Cebicheria e o próprio Gastón estava lá :)

Não conseguimos a reserva no Astrid y Gastón, mas ao menos encontramos o chef :)

O La Mar não é baratinho, mas também não é abusivo. Fomos duas vezes e em ambas a conta ficou em torno de duzentos soles para o casal, com direito a degustação de ceviches (destaque para o ceviche Nikkei de atum com tamarindo), tiraditos (um meio termo entre sashimi e o carpaccio) e CAUSAS.

Duas entradas de cortesia: chips de mix de batatas peruanas…

… e choclos torrados, no La Mar

Pausa! Porque agora o negócio ficou sério: as CAUSAS foram a descoberta gastronômica da viagem. Pense na comida japonesa com seus sushis e makimonos, mas ao invés de arroz, temos batata. E o recheio ou topping vai depender da cabeça do chef de cada restaurante.

Um mix de causas, vale pena provar cada uma delas!

E um cebiche de atum nikkei pra acompanhar

Tiradito: segundo o cardápio não é nem carpaccio italiano, nem sashimi

Pedimos o Tiradito de atum, e realmente é primo do carpaccio e do sashimi.

Os drinks também são ótimos

No La Mar tudo estava uma delícia, tanto é que voltamos. E havia um sorvete de baunilha que não era desse planeta! Acredite um sorvete de baunilha pode surpreender! E pode-se comer apenas o sorvete ou acompanhado do souffle de chocolate.

Teoricamente o souflê era pra ser o carro chefe da sobremesa, mas esse sorvete de baunilha roubou a cena

Mimo: de cortesia servem uma colher de raspadinha de menta pós sobremesa para limpar seu hálito :)

Outro restaurante do Gastón que fomos ainda em Lima foi o Tanta que é a versão La Mole do Gastón. Há algumas filiais do Tanta pela cidade, fomos na de Miraflores.

O Tanta de Miraflores

A proposta dessa rede é oferecer um pouco da gastronomia do chef mas a preços mais em conta. O serviço também já é um levemente inferior ao do La Mar, Astrid y Gaston e Chicha. A comida no entanto continua ótima. Provamos um mix de causushi e um lomo saltado que é uma carne de vaca super bem temperada.

Causas: sim, por favor!

No caso, estas eram as causushis: repara a batata substituindo o arroz de um sushi normal

Lomo saltado super temperado e delicioso
Escrito por Claudio Lemos