Combinamos toda nossa programação de passeios em Barreirinhas diretamente com a Guga da pousada em que ficamos. E foi ótimo, super funcionou. Mas se quiser fechar direto com a operadora turística pode falar com a São Paulo Ecoturismo que fica ali bem no centro de Barreirinhas e tem toda a sorte de passeios pelos Lençóis. Nós fizemos tudo que tinhamos direito: lagoas, quadriciclo, sobrevoo de monomotor, bóia-cross, passeio de barco no Rio Preguiças…só não visitamos o subterrâneo dos Lençóis porque ainda não estão oferendo esse passeio, senão teríamos feito também kkkk

Lagoas

Lagoa Bonita (difícil é achar uma que não seja…)

Os passeios para as Lagoas costuma ficar na faixa de R$60/pessoa.A grande maioria dos passeios dura meio dia. Então é possível fazer um passeio na manhã e outro a tarde, mas é um pouco puxado principalmente porque é tudo off-road a bordo das jardineiras (pickups 4×4). O caminho é todo na areia fofa, atravessado lagos, rios e outros alagamentos pelo caminho. Não importa se a distância é de 12, 15 ou 30km pode contar pelo menos 1h de deslocamento para chegar até qualquer lagoa por ali. E mais outra hora de deslocamento na volta. É um saculejo que não tem fim e quem senta nas extremidades dos bancos ainda tem que ficar ligado pra não tomar umas chibatadas da vegetação que invade o carro. Se bem que na verdade o carro é que está invadindo a mata né?

Lá em Atins, foi ainda mais barato: R$50/pessoa. Fechamos um passeio de meio dia diretamente com o Buna. O passeio não tem um itinerário fechado, na verdade ele acaba sendo definido na hora em função do perfil do grupo formado. Existem pouquíssimos carros em Atins e o rancho do Buna é um dos poucos que oferecem algum tipo de serviço turístico por lá. O passeio ocorre no período da manhã sendo que na ida para as lagoas há uma parada no Restaurante do Antônio ou da Luzia (fica um do lado do outro) aonde você faz seu pedido que já estará servido no retorno das lagoas.

No total fizemos quatro passeios a lagoas (Lagoa Bonita, Lagoa Azul, Lagoa da Esperança e Lagoa Verde) que embora seja mais do mesmo, é um mais do mesmo que não enjoa porque o visual é simplesmente inacreditável. Realmente único. Não adianta escrever e nem postar todas as mil fotos que tiramos lá, porque nada vai te preparar para grandiosidade daquele lugar.Faça um favor a si mesmo e vá conferir!

Lagoa da Esperança

Sobrevoo

A primeira vez que vi uma foto aérea dos Lençóis foi lá pelos idos de 92 quando estava na escola. E desde então aquela visão sempre foi a minha referência dos Lençóis. Antes de viajar pro Maranhão, eu tava pilhadaço para fazer o sobrevoo em Lençóis, mas lendo na internet só encontrava notícias de que o sobrevoo não era legalizado. A Guga não estava conseguindo passar a informação se teria ou não avião disponível para o passeio. E pra completar ainda houve uma queda de avião agorinha em março. Aí confesso que rolou um desânimo e quase desisti, mas ainda bem que estávamos em grupo e a maioria queria fazer o sobrevoo.

Com ajuda dos guias da São Paulo Ecoturismo conseguimos fechar o voo pro nosso grupo. Saiu a R$250/pessoa e durou cerca de meia-hora. O avião sai de Barreirinhas e voa em direção foz do Rio Preguiças que separa os Grandes Lençóis (a oeste, de Atins até Santo Amaro) dos Pequenos Lençóis (a leste, de Caburé até Tutóia).

Dá para ver Atins, Caburé e o farol de Mandacaru lá do alto. Aí, o piloto faz uma curva em direção aos Grandes Lençóis e ainda dá um 360graus por cima da Lagoa Bonita. É um visual surreal!

Vamos lá encarar o monotor

Da janela lateral, chegando nos Lençóis

Quadriciclo

O povoado de Caburé está localizado junto ao encontro Rio Preguiças com o  mar e por isso fica espremido de um lado pela água doce e do outro por água salgada. A uma distância de 100m ou menos, você pode escolher aonde se banhar 😉

Ali também é aonde você pode alugar quadriciclos (R$50 cada meia hora) para desbracar a extensa faixa de areia. O aluguel é super informal, diretamente com os donos da motocas que ficam fazendo ponto próximo aos quiosques da praia. Não tem erro. Eles te explicam o bê-a-bá da direção e depois é contigo mesmo! É muita diversão, super recomendo!

Os quadriciclos ficam estacionados próximos aos quiosques em Caburé

Te ensinam o bê-a-bá e…

…acelera Ayrton!

Alguns pedaços da praia é preciso tomar cuidado com a natureza morta espalhada

Bóia-cross

Qualquer pretenso esporte que tenha o complemento cross já me remete a emoção. Não consigo dissociar o cross do motocross. Adrenalina na veia. Mas aí você vê as palavras bóia e cross juntas e seu cérebro dá um tilt. Como assim, bóia-cross?

Na nossa passagem pelos Lençóis fizemos dois bóia cross distintos. Primeiro em Barreirinhas (R$60 por pessoa), no Rio Formiga no povoado da Cardosa. Aquele mesmo esquema dos passeios das Lagoas: a pickup busca na pousada, segue pela estrada de terra saculejando até o local do passeio que tem zero adrenalina, mas é bem relaxante. Descemos da pickup e fomos equipados cada um com uma bóia (uma câmara de pneu de caminhão) as margens do rio. O grupo desce o rio junto, arrastado pela corredeira que é fraquinha. Um guia segue o grupo a nado, e eventualmente desengancha alguém da mata que margeia o rio. É um cross sem contra indicações. E no meio do rio ainda é possível fazer um pit stop num quiosque pra tomar uma cerveja. Delícia! Tem uma duração aproximada de 1h. Não deu para fazer fotos mas no blog do nerdsviajantes tem um post bem ilustrativo.

O segundo boia cross que fizemos foi lá em Atins no Rancho do Buna que nem cobra por isso. Como o rio margeia a propriedade do rancho, ele simplesmente empresta as bóias para os hóspedes. A volta completa demora mais ou menos 1h20min, dependendo do nível da água do rio. No dia que fizemos o rio ainda estava rasinho, mas tão rasinho que volta e meia gente encalhava e precisava andar uns pedaços.

Ponto de partida do boia-cross da Cardosa

Passeio de Barco no Rio Preguiças

Outra boa pedida em Barreirinhas é fazer o passeio de barco pelo Rio Preguiças. As operadoras turísticas oferecem um passeio de dia inteiro nas voadeiras que sobe o rio até o encontro dele com o mar, passando ainda por Caburé (dá pra combinar com o aluguel do quadriciclo), Mandacaru, aonde é possível subir no farol que tem uma vista 360◦ da região, e em Vassouras para alimentar os macacos-prego e conhecer os pequenos Lençóis. O trajeto é cercado de igarapés e muito verde. Lembrou um pouco os passeios que fizemos de barco na Amazônia, só que com a mata menos fechada no entorno. Ou então você pode fazer que nem a gente: reserve uma ou duas noites em Atins e faça do seu transfer até lá um passeio:)

A pontinha de Caburé aonde rio encontra o mar

Dá pra ver bem a diferença da cor das águas

Farol de Mandacaru

A vista do alto do farol. A entrada é gratuita.

Em Vassouras os macaquinhos vem até você para pegar as bananas.

Falo mais sobre Atins no próximo post.